sexta-feira, 27 de março de 2009

Gordofobia


Vamos falar sério, o preconceito está presente em todas as partes e ninguém escapa dele, sempre alguém vai procurar e achar algum defeito em você, porque mais que ele passe despercebido vai existir alguém para realçá-lo, com um baseamento nisso pensei em escrever sobre a gordofobia, uma palavra não existente, mas muito presente na vida de muitas pessoas.
Todo mundo sabe que o mundo está mais obeso do que nunca e eu não saiu dessa linha.
Mas falando de algo muito pessoal meu tenho muito a dizer, apesar de nunca ter sofrido aquele preconceito pesado por ser gorda e desde criança nunca ter deixado isso “pesar” no meu papel de amiga, aluna e filha. Mas há momentos que não da para escapar dos esteriótipos e eu não fugi disso, fiquei deprimida muitas vezes quando via o preconceito vir da minha própia família, não é fácil para uma criança crescer ouvindo o tempo todo “você é gorda”, soava como um “você é uma vergonha para mim e nunca será feliz”.
O tempo foi passando e me tornei uma mulher com grandes objetivos e sei olhar muito além do que o preconceito me permite enxergar, não faço a linha politicamente correta, mas não deixo o marketing pessoal me seduzir e me poluir internamente, isso só me fará mal.
Cada dia que passa tento me tornar um ser humano melhor, tento enxergar o próximo sem pré-julgamentos e apontar seus defeitos.
Lembro-me um dia na escola que um garoto me chamou de gorda numa discussão, acho que eu tinha uns 11 anos de idade, e eu não respondi nada, acho que ele achou que teria me ofendido com tais palavras. Quando cheguei em casa comecei a pensar no que ele falou, o porque me chamar de gorda seria uma ofensa, afinal se eu me olhasse no espelho eu não seria magra, então porque ele acharia que iria me ofender com isso? Com a realidade?
Então comecei a me aceitar ainda mais e cresci com isso, confesso que tentei várias dietas e não descuido da minha saúde, mas não sou escrava da balança. Eu tenho muito mais a oferecer às pessoas que se permitem enxergar o que eu tenho a oferecer.
Não foi fácil passar por cima disso e começar a aceitar certas verdades mas eu precisava dar um basta primeiramente no meu próprio preconceito e não me esconder por vergonha do que os outros vão achar de mim.
Conheço várias pessoas que passam por isso e são extremamente deprimidas, deixam levar por essa lavagem cerebral e caem nessa armadilha, eu lamento sinceramente.
Não estou aqui de forma alguma defendendo a obesidade não pelo contrário, estou tentando alertar sobre o preconceito, até porque obesidade é doença.
Hoje tenho dezoito anos e tenho muito o que aprender ainda, não deixo que o preconceito seja obstáculo para atingir meus objetivos eu sei do meu potencial e do que sou capaz e acho que todo mundo tem o seu valor e qualidades, basta não da ouvidos a coisas fúteis.
Gordofobia, como eu disse no começo é uma palavra que não existe, mas parando para analisá-la juntamos o medo com a gordura e no final das contas quem tem medo de ser gordo? O medo maior é de continuar de olhos fechados e braços cruzados porque aí sim o peso na consciência será muito mais difícil de perder.



3 comentários:

  1. você é o amor da minha vida (:
    amiga perfeita e linda sz

    ResponderExcluir
  2. ¬¬ Eu gosto de vc do jeito q vc é,minha ruiva q eu adoro tanto.

    Enfim
    esse texto ta muito bom,vai ajudar varias pessoas os q sofrem de preconceito ,e os preconceituosos =D Beijo Ruiva ,te Adoro de verdade =D

    ResponderExcluir
  3. Excelente a moral do seu texto. A frase final é na minha visão a melhor, você conseguiu fechar de uma forma legal o texto. Parabéns, gostei da maneira como você escreve.
    As pessoas precisam começar a enxergar os outros pelo que elas são por dentro, a maior beleza está no interior das pessoas. Pq a pele fica enrrugada, os cabelos brancos e a beleza vai embora, mas o que você aprendeu durante a vida e também a sua personalidade e bondade ficam para sempre.

    Abraços!

    ResponderExcluir