quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ciúme e Insegurança

Diz-se do ciúme: É a insegurança que nos faz experimentar o sentimento do ciúme. Medo de perder, medo de ficar sozinho, sempre o medo. Mas o porquê desse medo?
Pode-se notar que quando o ciúme não é uma característica inerente à pessoa, mas foi adquirida pelo decurso do tempo no relacionamento, este é causado pelas próprias ações do outro. São as atitudes ou a falta delas do outro que irão trazer este sentimento que existe em cada um. E não só em relacionamentos amorosos, mas com amizades, em família. O ciúme nada mais é do que fruto da insegurança. O apego começa a ficar tão imensurável, que na maioria das vezes ele encobre e sufoca o amor que existe, porque o amor não deve deixar espaço para a insegurança e para o medo.
A valorização dos próprios princípios e valores e principalmente de si mesmo é que pode acabar com a insegurança. Ser inseguro é deixar de notar a importância que se tem no mundo. É deixar de valorizar-se a si mesmo, deixar de compartilhar suas alegrias e tristezas consigo mesmo. Precisamos das pessoas para amar, para companhia, para fazermos felizes e sermos felizes. Mas precisamos principalmente de nós mesmos. Firmes, decididos e capazes de auto ajudar-se.

Nota: O texto acima publicado não é de minha autoria, mas sim de uma amiga Ruiva* que não quer se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário